Dicas e possibilidades de uso para os Parâmetros de Qualidade

O Instituto Reúna e alguns parceiros participaram de um encontro formativo sobre construção de currículo e conversaram sobre algumas dúvidas que tiveram ao utilizar o instrumento Parâmetros de Qualidade. Como essas podem ser questionamentos de outros usuários, reunimos aqui algumas possibilidades para o uso das equipes curriculares e as contribuições que poderão ser dadas na análise dos currículos que estão em construção.

1) O que são os Parâmetros de Qualidade?

Os Parâmetros de Qualidade para Avaliação do Currículo do Ensino Médio permitem a leitura crítica dos currículos a partir de rubricas de avaliação. As rubricas, por sua vez, são um tipo de metodologia utilizada em avaliações de diferentes áreas, como na saúde e na educação, e são capazes de promover análises detalhadas a respeito do que está sendo investigado.
A finalidade dos Parâmetros é contribuir com a construção de currículos alinhados aos princípios e às diretrizes dos documentos orientadores da etapa do Ensino Médio, assegurando, assim, seu maior alinhamento com os pressupostos do Novo Ensino Médio e com a BNCC.
Nesse sentido as rubricas pretendem ser formativas. Elas apoiam a autoavaliação das equipes curriculares, ajudam os diferentes leitores a localizarem o estágio em que o documento se encontra e a fazerem proposições que apoiem no avanço da escrita.

2) Passo a passo para usar os Parâmetros:

Passo 1 | Acesse aqui: https://institutoreuna.org.br/projeto/parametros-de-qualidade/. Se essa é a primeira vez acessando o site do Reúna, será necessário fazer um cadastro clicando em “login” e depois em “faça seu cadastro”.

Passo 2 | Um parágrafo dá as boas-vindas ao material, que pode ser baixado em duas versões: completa ou básica. Ao escolher o PDF para download, clique na caixinha respectiva –caso você ainda não tenha se cadastrado no nosso site, esta é a hora–, preencha login e senha, e baixe a ferramenta. Há duas opções: versão reduzida e versão completa.

Passo 3 | Já no documento, você vai encontrar parâmetros de avaliação, que são as rubricas. Eles estão organizados por capítulos e temas relacionados à BNCC e ao Novo Ensino Médio. Cada capítulo possui um conjunto de temas que são avaliados por uma ou mais rubricas.

Passo 4 | As rubricas são uma metodologia de avaliação que descreve progressivamente os elementos que determinam o que se espera em termos de desenvolvimento e qualidade sobre um tema. Cada nível indicado na rubrica, apresenta um cenário possível para o tema que está sendo avaliado dando uma ideia sobre o nível de maturidade da escrita.

Passo 5 | Utilize o programa Adobe Acrobat Reader para abrir o PDF, navegar pelas páginas e escrever os comentários. Se o programa não estiver disponível no seu computador, sugerimos que imprima o documento e faça os comentários à mão, nos espaços em branco.

3) É indicado que os documentos curriculares sigam a mesma sequência dos temas apresentados nos Parâmetros?

As UFs possuem completa autonomia para a organização do documento e da arquitetura curricular, por isso as propostas curriculares serão distintas no formato e no conteúdo. Independentemente da forma como o currículo está organizado, dado que os Parâmetros seguem os documentos referenciais para o Novo Ensino Médio, os temas apresentados poderão ser localizados em qualquer currículo analisado.

4) Os temas dos Parâmetros precisam estar contemplados em todos os currículos?

Os Parâmetros foram construídos tendo como referência as normativas e documentos que orientam o Novo Ensino Médio: as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Educação Profissional Técnica (EPT).

Os temas dos Parâmetros, destrinchados em rubricas, foram orientados pelos documentos referenciais, pois pretendem auxiliar no alinhamento dos currículos as normas, orientações e pressupostos que norteiam esses documentos.

5) Os Parâmetros contemplam as especificidades de cada Estado?

Assim como nas normativas e documentos orientadores do Novo Ensino Médio, os Parâmetros apresentam as orientações, normas e pressupostos que devem orientar a revisão da etapa do Ensino Médio nos currículos, mas não contextualizam as especificidades regionais de cada Unidade Federativa.

A contribuição dos Parâmetros está no fato de eles reunirem as principais mudanças apresentadas nos documentos oficiais, na construção da Formação Geral Básica, nos Itinerários Formativos e na arquitetura e oferta do Novo Ensino Médio, mostrando cenários que ajudam o leitor a avaliar em qual nível de maturidade a escrita se encontra de modo que as sugestões propostas para o avanço da escrita
curricular, considere isso.

Ao avaliar a escrita curricular utilizando os Parâmetros, é importante que os leitores considerem os aspectos regionais que são importantes para as UFs e as decisões tomadas pelo Estado no que tange a arquitetura do currículo.

6) Qual é a diferença entre a versão completa e a versão básica do documento?

Ao seguir o passo a passo para acessar o documento dos Parâmetros no site do Instituto Reúna você encontrará duas versões dos Parâmetros: a versão básica e a completa. O que muda nas duas versões é a quantidade de rubricas apresentadas. O Estado poderá selecionar as rubricas de acordo com as suas necessidades considerando, por exemplo, o estágio da escrita ou a versão da consulta pública.

7) Como as equipes curriculares poderão ser envolvidas na análise dos currículos?

  • Utilizar as reuniões com as equipes para socializar a produção, materiais extras para estudos, reservar momentos para tirar dúvidas, trocar experiências sobre o processo de escrita curricular com as equipes e outras pessoas das redes, professores e gestores, por exemplo
  • Utilizar os Parâmetros para fazer a análise dos documentos curriculares entre as áreas e na própria área a fim de encontrar pontos comuns e favorecer a interdisciplinaridade
  • Ser envolvidas para pensar nas ações de planejamento resultantes da avaliação da escrita curricular
  • Organizar e participar de ações formativas utilizando os Parâmetros como referência
  • Formar os colaboradores das consultas, das instituições de ensino superior, professores da rede e outros, para o uso dos Parâmetros na avaliação do documento curricular
  • Sistematizar as contribuições realizadas para o documento curricular utilizando os Parâmetros

8) Quem mais pode ser envolvido no uso dos Parâmetros para avaliar os currículos?

  • Outras equipes técnicas das Secretarias (GT de Governança, equipes pedagógicas e etc.)
  • Redatores do Documento Curricular Referencial do Ensino Fundamental
  • Gestores de políticas
  • Colaboradores das equipes de redatores
  • Representantes de universidades e institutos federais
  • Representantes de instituições parceiras
  • Representantes dos conselhos e fóruns estaduais e municipais de educação
  • Professores e gestores das redes de ensino estaduais e privadas
  • Leitores críticos especialistas e pesquisadores
  • Comunidades escolares (grupos comunitários, associações de bairro e etc.)
  • Sociedade civil

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