Avaliação

O Instituto Reúna produz conhecimento técnico e pedagógico para apoiar a construção de um sistema educacional coerente, alinhado à Base Nacional Comum Curricular.
Na frente de Avaliação, o Instituto tem o objetivo de desenvolver referências técnicas, pesquisas e instrumentos alinhados à Base que possibilitem o aprimoramento na elaboração e uso de avaliações tanto na perspectiva diagnóstica, quanto formativa e somativa, entendendo o processo avaliativo como uma prática essencial para a qualidade da aprendizagem.

Os projetos desenvolvidos nessa área colaboram, portanto, para a construção de avaliações que reflitam a Base e para a elaboração, aplicação e uso de diferentes tipos de avaliação que permitam a superação de defasagens e o avanço na qualidade da aprendizagem de todos os estudantes.

Projetos

O Instituto Reúna desenvolve projetos na frente de Avaliação visando a construção de uma cultura avaliativa de ponta e orientada para a aprendizagem em um sistema coerente de educação. Para conhecer mais sobre cada um dos nossos projetos, clique nos campos abaixo.

Conheça as outras frentes de atuação do Reúna

Inglês

O programa Skills for Prosperity (S4P) é um programa do Governo Britânico, implementado no Brasil por um consórcio de instituições formado pelo Instituto Reúna, Fundação Lemann, Associação Nova Escola e British Council. A iniciativa tem como objetivo apoiar o aprimoramento do ensino da Língua Inglesa na educação básica, promovendo a equidade, a empregabilidade e o…

Currículo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que apresenta os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica, e tem por objetivo orientar a aprendizagem em todas as escolas brasileiras e promover oportunidades iguais para todos os estudantes. Em 2018, o Conselho Nacional de Educação homologou a Base para a etapa do…

Formação

Os professores são parceiros determinantes na implementação dos currículos desenvolvidos a partir da Base Nacional Comum Curricular, pois trabalham diariamente para garantir a aprendizagem de todos os estudantes do país. Mas essa é uma tarefa repleta de desafios e, por isso, o Instituto Reúna investe na formação docente, apoiando formadores das redes de educação, para…

Material didático

Em uma de suas frentes de atuação, o Instituto Reúna busca compreender como os materiais didáticos são utilizados nas escolas pelos professores e como eles podem contribuir para uma educação para a equidade. A partir disso, o Reúna desenvolve subsídios para apoiar a produção, escolha e uso de materiais alinhados à BNCC e que impactem…