Currículo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que apresenta os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica, e tem por objetivo orientar a aprendizagem em todas as escolas brasileiras e promover oportunidades iguais para todos os estudantes. Em 2018, o Conselho Nacional de Educação homologou a Base para a etapa do Ensino Médio e, agora, as redes têm até 2020 para desenvolver novos currículos que estejam de acordo com o que determina a BNCC.

O Instituto Reúna produz conhecimento técnico e pedagógico para apoiar a construção de um sistema educacional coerente, alinhado à Base Nacional Comum Curricular, o que engloba refletir sobre os currículos e todas as partes que os compõem. Para tanto, desenvolve produtos como a Base Comentada para o Ensino Médio e os Parâmetros de Qualidade para Avaliação do Currículo, ferramenta e instrumento que auxiliam na construção e avaliação dos novos currículos.

Projetos

Parâmetros de Qualidade para Avaliação do Currículo do Ensino Médio


BNCC Comentada para o Ensino Médio


Conheça as outras frentes de atuação do Reúna

Formação

Os professores são parceiros determinantes na implementação dos currículos desenvolvidos a partir da Base Nacional Comum Curricular, pois trabalham diariamente para garantir a aprendizagem de todos os estudantes do país. Mas essa é uma tarefa repleta de desafios e, por isso, o Instituto Reúna investe na formação docente, apoiando formadores das redes de educação, para…

Material didático

Em uma de suas frentes de atuação, o Instituto Reúna busca compreender como os materiais didáticos são utilizados nas escolas pelos professores e como eles podem contribuir para uma educação para a equidade. A partir disso, o Reúna desenvolve subsídios para apoiar a produção, escolha e uso de materiais alinhados à BNCC e que impactem…