Material didático

Em uma de suas frentes de atuação, o Instituto Reúna busca compreender como os materiais didáticos são utilizados nas escolas pelos professores e como eles podem contribuir para uma educação para a equidade. A partir disso, o Reúna desenvolve subsídios para apoiar a produção, escolha e uso de materiais alinhados à BNCC e que impactem a aprendizagem do aluno.

O Instituto Reúna realizou uma investigação para compreender o uso dos materiais didáticos na etapa do Ensino Fundamental da Educação Básica do Brasil e será divulgada em breve. Na primeira fase da pesquisa, o trabalho envolveu o levantamento e análise de estudos sobre as principais iniciativas e políticas sobre este tema. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com especialistas, técnicos e secretários de educação envolvidos na temática de produção e políticas de materiais didáticos no Brasil. Também foram identificadas práticas de referência implementadas por redes e instituições internacionais. Em uma nova etapa, em parceria com o IBOPE Inteligência estamos realizando entrevistas com professores da rede pública de todo o Brasil com o objetivo de  entender o uso do material didático na prática docente. A pesquisa será divulgada até abril de 2020. Saiba mais clicando aqui.

Conheça as outras frentes de atuação do Reúna