Material didático

Em uma de suas frentes de atuação, o Instituto Reúna busca compreender como os materiais didáticos são utilizados nas escolas pelos professores e como eles podem contribuir para uma educação para a equidade. A partir disso, o Reúna desenvolve subsídios para apoiar a produção, avaliação, escolha e uso de materiais alinhados à BNCC e que impactem a aprendizagem do aluno.

Até o primeiro trimestre de 2020, o Instituto Reúna realiza uma investigação para compreender o uso dos materiais didáticos na etapa do Ensino Fundamental da Educação Básica do Brasil. Na primeira fase da pesquisa, o trabalho envolveu o levantamento e análise de estudos sobre as principais iniciativas e políticas sobre este tema. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com especialistas, técnicos e secretários de educação envolvidos na temática de produção e políticas de materiais didáticos no Brasil. Também foram identificadas práticas de referência implementadas por redes e instituições internacionais. Em uma nova etapa, em parceria com o IBOPE Inteligência estamos realizando entrevistas com professores da rede pública de todo o Brasil com o objetivo de  entender o uso do material didático na prática docente. A pesquisa será divulgada até abril de 2020. Saiba mais clicando aqui.

Conheça as outras frentes de atuação do Reúna

Currículo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que apresenta os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica, e tem por objetivo orientar a aprendizagem em todas as escolas brasileiras e promover oportunidades iguais para todos os estudantes. Em 2018, o Conselho Nacional de Educação homologou a Base para a etapa do…

Formação

Os professores são parceiros determinantes na implementação dos currículos desenvolvidos a partir da Base Nacional Comum Curricular, pois trabalham diariamente para garantir a aprendizagem de todos os estudantes do país. Mas essa é uma tarefa repleta de desafios e, por isso, o Instituto Reúna investe na formação docente, apoiando formadores das redes de educação, para…