Skills for Prosperity

O programa Skills for Prosperity (S4P) é um programa do Governo Britânico, implementado no Brasil por um consórcio de instituições formado pelo Instituto Reúna, Fundação Lemann, Associação Nova Escola e British Council. A iniciativa tem como objetivo apoiar o aprimoramento do ensino da Língua Inglesa na educação básica, promovendo a equidade, a empregabilidade e o desenvolvimento socioeconômico no Brasil, por meio da aprendizagem do idioma.

Dentre as diversas frentes do programa, o Instituto Reúna desenvolve referenciais técnico-pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em diálogo com o Quadro Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference – CEFR), grande diferencial do programa. Os descritores do CEFR somam-se à BNCC para guiar a seleção e a progressão das necessidades de aprendizes para que se tornem usuários e usuárias da língua inglesa.

O programa atua a partir da perspectiva da mudança sistêmica, isto é, na política nacional e regulatória para o ensino de Inglês. Além disso, estão sendo desenvolvidas iniciativas piloto em nível estadual.

Os referenciais técnico-pedagógicos produzidos pelo Instituto Reúna estão sendo disponibilizados gradualmente, no site do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa e podem ser utilizados por redes e escolas de todo o país.

O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa é uma plataforma online voltada para professores, pesquisadores, técnicos e gestores de educação. Reúne conteúdos educacionais, jornalísticos, dados, estudos e eventos sobre o tema, além de disseminar as ações desenvolvidas pelo programa Skills for Prosperity. A ideia é compartilhar, em um único espaço, conhecimento e inspiração para fortalecer o ensino, a avaliação e a aprendizagem de Inglês, com foco nas redes públicas do Brasil e com um olhar transversal para a equidade social e de gênero.

Referenciais técnico-pedagógicos*Os referenciais nacionais para o Ensino Médio estão em desenvolvimento. Em breve estarão disponíveis.

Escopo e Sequência

descreve e organiza os objetivos de aprendizagem, habilidades e conhecimentos a serem contemplados nos anos finais do Ensino Fundamental, conforme indicados na BNCC, demonstrando equivalências com os descritores do CEFR, e apresenta uma sugestão de como uma sequência lógica e progressiva dentro do mesmo ano seria possível.

Em breve Ensino médio

Referencial Curricular

Orientado por competências, o referencial curricular define a visão de jovem que se quer formar e sugere uma organização curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, que contempla a BNCC e o CEFR, agregando a dimensão cognitiva à socioemocional como constituintes do processo de ensinar e aprender. O documento explicita conceitos importantes no contexto da educação básica e do ensino de língua inglesa, como educação integral, inglês como língua e multiletramentos, e posiciona-se em relação à formação docente, avaliação e metodologias de ensino.

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Em breve Ensino médio

Guia de Proficiência:

Inicialmente, define o que se entende por proficiência linguístico-discursiva, mostrando o quanto a ideia de proficiência se afasta de uma concepção única e fixa sobre o uso da língua e sua aprendizagem. Apresenta expectativas linguístico-discursivas para estudantes e docentes da língua inglesa, trazendo maior compreensão sobre os níveis de proficiência possíveis de serem alcançados ao final do ensino fundamental e podendo informar e guiar o planejamento de iniciativas de formação docente.

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Em breve Ensino médio

Guia de Formação Continuada

Apoia o planejamento e a execução de ações de formação continuada específicas para docentes de Língua Inglesa, com base na BNCC e no CEFR. O Guia é dividido em duas partes: na primeira, são discutidas premissas de qualidade para iniciativas formativas, referências e textos explicativos sobre as competências das dimensões linguística e de prática pedagógica, necessárias a docentes de língua inglesa; a segunda parte é prática e traz etapas e tarefas para apoiar o planejamento e a execução de ações formativas nas duas dimensões de competências.

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Em breve Ensino médio

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Conheça as outras frentes de atuação do Reúna

Avaliação

O Instituto Reúna produz conhecimento técnico e pedagógico para apoiar a construção de um sistema educacional coerente, alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Na frente de Avaliação, o Instituto tem o objetivo de desenvolver referências técnicas, pesquisas e instrumentos alinhados à Base que possibilitem o aprimoramento na elaboração e uso de avaliações tanto na perspectiva…

Currículo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que apresenta os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica, e tem por objetivo orientar a aprendizagem em todas as escolas brasileiras e promover oportunidades iguais para todos os estudantes. Em 2018, o Conselho Nacional de Educação homologou a Base para a etapa do…

Formação

Os professores são parceiros determinantes na implementação dos currículos desenvolvidos a partir da Base Nacional Comum Curricular, pois trabalham diariamente para garantir a aprendizagem de todos os estudantes do país. Mas essa é uma tarefa repleta de desafios e, por isso, o Instituto Reúna investe na formação docente, apoiando formadores das redes de educação, para…

Material didático

Em uma de suas frentes de atuação, o Instituto Reúna busca compreender como os materiais didáticos são utilizados nas escolas pelos professores e como eles podem contribuir para uma educação para a equidade. A partir disso, o Reúna desenvolve subsídios para apoiar a produção, escolha e uso de materiais alinhados à BNCC e que impactem…