Conheça melhor a Plataforma de Apoio à Aprendizagem

O ano de 2020 foi marcado pelo fechamento das escolas em todo o país, impactadas pela pandemia gerada pelo COVID-19. Por isso, redes, gestores, educadores e milhões de estudantes e seus familiares tiveram que se adaptar rapidamente às atividades pedagógicas não presenciais. O atual contexto acentuou ainda mais os desafios da implementação da Base Nacional Comum Curricular, que tinha em 2020 o ano para chegar às escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Sabemos que ainda existem muitas incertezas e desafios sobre como e quando se dará o retorno das aulas presenciais nas escolas. Um grande desafio está relacionado à como garantir a aprendizagem dos estudantes, prevista pela BNCC, em meio ao contexto da pandemia: como podemos verificar a consolidação das aprendizagens mínimas necessárias para que cada estudante possa avançar no ano/série em que está? O que será necessário priorizar em um ano letivo que foi significativamente comprometido pelo fechamento das escolas?

Buscando apoiar as redes a identificarem como os estudantes estão em relação aos conhecimentos e habilidades esperados no momento da retomada das atividades presenciais, o Consed e a Undime, ao lado do CAEd/UFJF, Instituto Reúna, Fundação Lemann, Instituto Ayrton Senna, Fundação Roberto Marinho, Fundação Itaú Social e BID se uniram para desenvolver a Plataforma de Apoio à Aprendizagem.

O que é a Plataforma

A Plataforma é um recurso gratuito e de uso livre para acesso individual de qualquer profissional da educação ou coletivo das redes e escolas, que possibilita um percurso flexível, completo e diversificado para o enfrentamento do desafio da retomada das aulas presenciais. Na Plataforma, as redes, gestores e/ou educadores contam com uma série de ferramentas e materiais importantes para a organização do planejamento pedagógico visando:

  • o desenvolvimento socioemocional
  • orientar as redes sobre protocolos e materiais a respeito do retorno escolar
  • auxiliar a realização da priorização curricular
  • oferecer atividades de verificação da aprendizagem dos estudantes para Língua Portuguesa e Matemática
  • orientar professores sobre como interpretar e o que fazer a partir dos resultados das atividades de verificação da aprendizagem
  • oferecer um guia para a elaboração de instrumentos de avaliação

Como saber o que fazer com o resultado dos estudantes e conseguir traçar bons planos de ação?

A Plataforma de Apoio à Aprendizagem conta com a seção “Orientações Pedagógicas” com o objetivo de apoiar na construção do diagnóstico e interpretação dos resultados dos cadernos de verificação da aprendizagem, assim como no planejamento de ações pedagógicas. Esta seção, desenvolvida pelo Instituto Reúna, oferece dois tipos de materiais: 

  • O primeiro é um recurso para o diagnóstico, que pode ser acessado de forma offline, como uma planilha de excel, ou de forma online, que funciona tanto no computador quanto no celular. Com esse recurso, é possível fazer a sistematização e interpretação dos resultados dos cadernos de atividades, identificando quais habilidades os estudantes apresentam mais ou menos dificuldades para, a partir disso, ser feito o planejamento dos conteúdos a serem trabalhados com a turma ou com determinados alunos. É importante frisar que todas as informações preenchidas  aqui nesta etapa são confidenciais e não serão compartilhadas ou divulgadas externamente.
  • O segundo são as orientações pedagógicas, organizadas por componente (Língua Portuguesa e Matemática) e por série (do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio). Essas orientações ajudam o docente a saber o que fazer com os resultados individuais e coletivos da turma, entendendo como elaborar planos de ação e fazer intervenções para garantir a aprendizagem das habilidades avaliadas. Também traz dicas sobre desafios comuns que os estudantes enfrentam e o que pode ser feito para ajudá-los a avançar.

Entendendo como funciona e como acessar a Plataforma

Pensando em facilitar o entendimento de cada seção, para o melhor uso de todo o percurso possibilitado pela Plataforma de Apoio à Aprendizagem, desenvolvemos um Passo a Passo para as Redes utilizarem a Plataforma. A intenção deste material é oferecer um caminho para que você possa explorar todas as possibilidades de uso das ferramentas e materiais disponíveis. Sabemos que cada rede tem seu próprio planejamento para a retomada, por isso, a Plataforma busca oferecer um complemento às ações da rede. 

 Ainda que todos os conteúdos oferecidos sejam importantes, considerando o contexto atual em que estamos vivendo, nenhum deles é obrigatório e o usuário pode tornar o percurso flexível conforme as próprias necessidades e as da rede. Para decidir como trilhar esse caminho, recomendamos que haja uma reflexão com a sua equipe: 

  • O que está sendo proposto está ao alcance da minha rede? 
  • O que é conseguimos realizar e concretizar? 
  • O que pode ser adaptado à nossa realidade? 
  • Quais as nossas prioridades neste momento?

Com esse entendimento, é possível navegar pela Plataforma de forma mais assertiva, decidindo se irá se debruçar em apenas uma, algumas ou todas as etapas propostas, olhando como planejar a aplicação da avaliação com os cadernos de atividades propostos; planejar o uso dos resultados; pensar em como aplicar a avaliação e, por último, entender como realizar o diagnóstico e implementar ações pedagógicas.

Convite 

Esperamos que a Plataforma de Apoio à Aprendizagem seja um suporte educacional estratégico para o planejamento da retomada às aulas presenciais. Sabemos que cada rede tem um cronograma e um planejamento específicos para o retorno. Por isso, a Plataforma foi pensada para se adequar às diferentes necessidades e aos mais variados contextos. 

Convidamos você a conhecer o material, ler e contar para a gente o que achou. Para isso, basta acessar a Plataforma aqui e fazer o seu cadastro. Se tiver alguma dúvida, envie sua pergunta ou feedback para o e-mail apoioaaprendizagem@caed.ufjf.br.

Bom trabalho!

 

Por Filomena Siqueira e Nathaly Correa