Avaliações Alinhadas à BNCC: análises e propostas para o debate

As resoluções CNE/CP nº 2 de 2017 e CNE/CP nº 4 de 2018, indicam a revisão de uma série de ações e políticas educacionais para que haja um alinhamento das avaliações à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tanto às avaliações praticadas na escola, quanto, especialmente, as do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Pensando nisso, o Instituto Reúna desenvolveu o presente relatório, de natureza preliminar, visando contribuir com uma análise que apoie o debate sobre as mudanças que levarão ao redesenho das avaliações nacionais , para que elas possam refletir os direitos de aprendizagem presentes na BNCC e se tornem mais significativas para o processo de ensino e aprendizagem.

Para tanto, este documento está estruturado em dois capítulos. O primeiro traz uma contribuição internacional, desenvolvida por Philip Daro, chamando a atenção para elementos essenciais a serem levados em consideração nas discussões sobre o aprimoramento das avaliações em larga escala. O segundo capítulo foca no Saeb e apresenta uma análise sobre as novas matrizes de referência divulgadas pelo Inep, em 2019, em decorrência da aprovação da BNCC, buscando identificar as mudanças observadas em relação às matrizes anteriores e de que maneira elas refletem a Base.