Guia para elaboração do Plano de Formação Continuada para Implementação do Novo
Ensino Médio

O Guia para elaboração do Plano de Formação Continuada para Implementação do Novo Ensino Médio visa apoiar as equipes técnicas das Secretarias Estaduais de Educação na construção dos seus Planos de Formação.

Os Planos de Formação são documentos que apresentam o planejamento para a formação de professores, gestores escolares e equipes regionais visando a implementação dos currículos e suas premissas pedagógicas. Para ter coerência, ele precisa estar em consonância com as políticas de formação da rede e com as demais ações das áreas da Secretaria envolvidas no Ensino Médio.

Ao longo das cinco etapas apresentadas no material, são trazidas reflexões que dialogam com as inovações da Base Nacional Comum Curricular desta etapa e do Novo Ensino Médio, e instrumentos de apoio.

Este material contou com uma equipe diversa de leitores críticos e apoiadores, incluindo técnicos de Secretarias Estaduais, pois visava criar um instrumental que dialogasse com as necessidades reais e possibilitasse um uso prático.

O Guia está em estreita conexão com o Nosso Ensino Médio, a plataforma que oferece percursos formativos customizáveis alinhados às premissas do Novo Ensino Médio e da BNCC. Após elaborar o Plano de Formação Estadual com o apoio do Guia, a rede poderá utilizar a plataforma como referência no desenho de suas propostas formativas ou incluir o conteúdo apresentado por meio de pautas formativas, nos seus próprios programas de formação.