Matrizes curriculares com foco em aceleração da aprendizagem

As Matrizes Curriculares para os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU foram desenvolvidas pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Instituto Reúna.

Elas apresentam uma seleção de um conjunto de habilidades da BNCC, consideradas prioritárias para orientar as produções educativas em diversas áreas educacionais, mas especialmente em projetos de aceleração da aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos. As Matrizes também podem orientar a elaboração de propostas pedagógicas, produção de materiais didáticos, produção de mídias educacionais, de processos de avaliação, formação docente, entre outros.

Organizadas por áreas do conhecimento, as Matrizes se conectam com as inovações, princípios e premissas trazidos pela BNCC: desenvolvimento integral, contemplado nas dez competências gerais da educação básica, o projeto de vida dos estudantes, a progressão das aprendizagens, os métodos ativos de aprendizagem, temas contemporâneos, a integração curricular e o compromisso com o desenvolvimento do protagonismo do estudante a partir de aprendizagens que sejam significativas para o contexto em que vivem ao mesmo tempo em que dialoguem com questões globais.

Organização das Matrizes

Abaixo, você encontra oito cadernos correspondentes às áreas do conhecimento, e seus componentes curriculares, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, dando amplo destaque para as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de cada etapa escolar. Apesar dessa organização por área, as Matrizes evidenciam as especificidades e saberes próprios dos diferentes componentes, apresentando as relações entre eles, dentro de cada área do conhecimento e entre as áreas.

Sobre a parceria

Tendo em vista que a comunicação e a inovação são aliadas na promoção de uma educação integrada e de qualidade, a Fundação Roberto Marinho trabalha para que ninguém fique para trás no processo educativo. As Matrizes Curriculares são documentos que norteiam todas as iniciativas de educação da Fundação. Frente ao desafio de implementação da BNCC, a Fundação convidou o Instituto Reúna para ser o responsável pela reformulação das Matrizes, documento que agora você também pode conhecer e aproveitar.